No momento, você está visualizando Manutenção Preventiva de Caminhões: Entenda a Importância

Manutenção Preventiva de Caminhões: Entenda a Importância

A manutenção preventiva de caminhões não só evita problemas no veículo, como também diminui riscos para a empresa, como atrasos inesperados.

Assim como o nome já diz, a manutenção é preventiva, através de diversas verificações e também previsões de problemas que podem ocorrer.

Nesse tipo de manutenção, a rotina de checagem de componentes não pode ser burlada ou sequer adiada, sendo comum que alguns componentes que ainda não apresentaram um problema sejam trocados.

Componentes aparentemente “bons” podem ser trocados justamente porque dão indícios de que algo estava fora do normal, como um pequeno ruído, por exemplo.

A importância da manutenção preventiva de caminhões

A importância da manutenção está em principalmente proteger o caminhão de problemas que podem afetar as entregas das encomendas e também evitar riscos à vida do motorista.

Paradas indesejadas

Ter paradas que não são planejadas atrapalha não só o prazo para o cliente, como todo o trabalho logístico que envolve o trâmite.

Prevenir essas paradas é possível com a manutenção preventiva de caminhões, sendo um dos grandes benefícios dessa prática.

De acordo com as informações da Volvo, mais de 80% das paradas não planejadas poderiam ser evitadas, caso houvesse uma manutenção preventiva. 

Além disso, também há outro grande benefício quando se trata de manutenção preventiva: a redução de custos com a manutenção!

Custos com manutenção preventiva de caminhões é menor

Caso um caminhão estrague no meio da estrada, não haverá apenas custos com reboque, manutenção e também o preço de novas peças, o que já é um valor muito significativo.

De acordo com especialistas em conservação e reparo de veículos, a diferença de valor entre manter os cuidados do caminhão e “deixar acontecer” pode ser de até 30%.

Segundo a Volvo, uma parada não planejada de caminhão para manutenção custa de 5 a 10 vezes mais que uma manutenção planejada.

Nenhum caminhão que roda praticamente todos os dias terá um desempenho ótimo na estrada, sendo uma “caixinha de surpresas” o que poderá ocorrer, caso dê algum problema.

Esperar que alguma peça quebre, estrague ou fure também é sinônimo de que o caminhão irá ficar alguns dias sem ser utilizado, o que traz ainda mais custos.

E quando falamos em caminhões, as manutenções costumam custar significativamente mais que veículos convencionais.

Se antes você iria gastar R$ 4.000,00 com uma manutenção preventiva, agora o custo poderá ser de até R$ 5.200,00 ou superior, segundo a montadora Volvo.

Planejamento financeiro e logístico

A importância da manutenção também está para realizar um planejamento financeiro e logístico, onde você poderá agendar e programar com um mecânico de confiança o que será ajustado e quantos dias (ou horas) o caminhão deverá ficar parado.

Apesar do gasto “sem necessidade”, esse valor poderá ser parcelado ao longo dos meses, pesando bem menos no bolso da empresa e também devidamente planejado.

Maior vida útil e valorização dos caminhões 

Sem cuidados e rodando quase o dia inteiro na estrada, é comum que a vida útil dos caminhões seja bem menor que um devidamente cuidado, com as manutenções em dia.

A manutenção preventiva em caminhões não só evita o desgaste prematuro das peças (devido a quilometragem rodada diariamente), como também contribuem para o melhor desempenho do caminhão.

Com um caminhão bem cuidado, também há uma melhor valorização na hora de comprar um veículo mais moderno, visto que a máquina estará em boas condições.

Nesse caso, há uma redução de custos, poupando um dinheiro que deveria ser gasto “a mais”, caso o caminhão fosse mau conservado e com peças a reparar.

Entregas no prazo e clientes satisfeitos

Sem contar a redução de custos por não atrasar a mercadoria, também existe o fator de entrega no prazo ou até antes (devido ao desempenho e eficiência do caminhão).

Isso também afeta, consequentemente, a imagem da empresa positivamente, visto que a mercadoria chegará em bom estado de conservação e no prazo estipulado.

Segurança para o motorista e também para a mercadoria

Com um veículo seguro não haverá problemas na estrada, e isso também significa maior segurança para o motorista.

Além disso, isso também fará com que a mercadoria seja entregue intacta, visto que não haverá problemas no percurso.

Como fazer a manutenção preventiva de caminhões

A manutenção preventiva pode ser feita ao checar alguns componentes da máquina, como por exemplo:

  • óleo do motor;
  • refrigeração do motor;
  • ruídos na marcha;
  • freios;
  • tanque de combustível;
  • pneus;
  • sistema elétrico;
  • sistema de sinalização;
  • fluidos;
  • baú;
  • filtros;
  • suspensão;
  • entre outros.

Em seguida, confira um pouco mais sobre cada um:

Óleo do motor

O óleo do motor é essencial para o bom funcionamento da máquina, pois é responsável por toda a lubrificação do componente.

Verificar o óleo é essencial, um indicativo de que algo está errado é quando existe uma poça de óleo abaixo do caminhão, sendo essa a hora da manutenção preventiva.

Caso haja um problema no óleo do motor (esteja em um nível abaixo do recomendado), é possível ter problemas graves no motor, o que poderá custar muito caro.

Refrigeração do motor com a manutenção preventiva de caminhões

Um dos problemas com o motor que mesmo lubrificado acontece é o seu aquecimento: é preciso que a temperatura esteja sempre dentro do ideal.

No sistema de refrigeração há uma bomba, uma válvula termostática com sensor, um radiador, um reservatório e também um aditivo (a fim de evitar a corrosão das peças).

O aditivo é o líquido de arrefecimento, que garante que o motor não seja fundido e também troca temperatura junto ao óleo no radiador.

Ignorar esse aditivo é pedir por problemas, visto que a falta dele acaba em corrosão, consequentemente, sujando a água, causando furos no radiador e também diminuindo a capacidade de refrigeração do caminhão.

Ruídos na marcha

A marcha também precisa de lubrificação e ter seu nível verificado, e caso haja ruídos na marcha, há um indício que algum problema pode ocorrer.

Caso seja necessário fazer mais força para trocar a marcha, esse também é outra prova de que chegou a hora da manutenção.

Por ser responsável por transmitir a rotação do motor às rodas de tração, ter um problema na marcha também pode custar caro.

Freios

Os freios são indispensáveis para estar seguro contra acidentes, e evitar riscos à segurança do motorista.

Para verificar se os freios estão corretos, é preciso verificar a pressão no manômetro e comparar se ela está como à pressão indicada.

Além disso, verificar se existem vazamentos no sistema, analisar o estado do compressor e se há ressecamento das mangueiras é também fundamental para um bom funcionamento da frenagem.

Um dos cuidados que podem ser realizados é a drenagem do sistema, a fim de que a compressão do ar não chegue a danificar os reparos das válvulas.

Além disso, as pastilhas e lonas de freio também são essenciais para que todo o sistema tenha a resposta esperada.

Tanque do combustível

O tanque do combustível também é capaz de apresentar problemas ao motor, ao diminuir sua vida útil e desgastar diversas peças do caminhão.

O problema ocorre por conta da umidade do ar, onde o tanque acaba acumulando água junto ao combustível, sendo preciso também uma drenagem.

Um meio de evitar esse risco é evitando que o veículo atinja a reserva, além de sempre verificar a vedação total e correta do bocal onde está o combustível.

Verificar os pneus é essencial para a manutenção preventiva de caminhões

Os pneus também são responsáveis por grande parte da segurança do caminhão, devendo sempre estar bem cuidados, através de uma verificação visual.

Assim, é possível identificar se há rasgos, trincas, bolhas ou qualquer outro tipo de danos que podem comprometer a viagem.

A vida útil dos pneus deverá sempre ser verificada, através da análise da profundidade dos sulcos, que não deverá ser menor do que 1,6cm (pneu careca) para não ocorrer aquaplanagem, por exemplo.

Outro grande cuidado para quem busca prolongar a vida útil dos pneus é a sua calibragem, que caso não seja devidamente cuidada pode ocasionar um desgaste prematuro.

A calibragem também pode ser responsável por instabilidades na direção, sendo um indício de que algum problema poderá ocorrer.

Sistema elétrico 

No sistema elétrico, existem diversos componentes que podem ser analisados, como alternador, bateria, luzes de sinalização, entre outros.

Apesar de não parecer tão importante quanto o motor, por exemplo, problemas sérios no sistema elétrico podem fazer com que o veículo pare até mesmo de funcionar.

Os indícios de problemas elétricos iniciam ao dar partida no motor, assim como falhas no alternador até a bateria que está em fim de vida.

Sistema de sinalização na manutenção preventiva de caminhões

O sistema de sinalização pertence ao sistema elétrico, porém deve ser levado em consideração durante toda manutenção, visto que a fiscalização nas estradas é rigorosa.

Assim, são evitadas diversas multas por luzes queimadas, como setas, faróis, luz de freio e diversas outras do sistema de sinalização.

Fluidos

Os fluidos do caminhão são essenciais, e podem ser cuidados através de vazamentos no caminhão, assim como o óleo do motor.

Para isso, é necessário conferir se alguma mangueira está úmida e se existem manchas no chão onde o caminhão estava estacionado.

Dentro dos diversos fluidos, há um destaque especial para a água do sistema de arrefecimento do motor, sendo necessário checar uma vez ao dia em longas viagens.

Baú

Os cuidados com o baú são essenciais para quem conta com caminhões de carga, e por isso a manutenção deverá ser feita regularmente.

O primeiro cuidado está em sua instalação, sendo preciso um equipamento que tenha as características técnicas para o tamanho do caminhão, caso contrário, algum acidente pode ocorrer.

Outra preocupação é durante a carga e descarga de mercadorias, pois os tombamentos de certos materiais causam danos à estrutura do baú.

A fim de verificar se existem problemas no baú, é recomendado o lavar, tanto para manter o caminhão limpo quanto para perceber furos ou vazamentos.

Filtros

Os filtros são outra parte da manutenção preventiva de caminhões que deverá ser levada em consideração, seja o filtro de combustível, óleo ou de ar do motor.

Todos filtros devem seguir o recomendado pelos fabricantes da marca que é utilizada, além de ser fundamental que o produto seja original.

Um produto original não só é acompanhado por certificações que atestam resultados, como também contam com recomendações específicas que irão garantir uma melhor eficiência do veículo.

Suspensão 

Por fim, outro item essencial é a suspensão, visto que é ela que absorve todos os impactos provocados por irregularidades do solo.

Aliás, segundo um levantamento realizado em 2020, mais de 60% das rodovias brasileiras são consideradas ruins ou péssimas.

Por conta disso, ter a suspensão em dia irá assegurar que não haverá danos a mercadoria e também evitar danos no chassi.

Qualquer desestabilidade deverá servir com um indício de que algum problema poderá ocorrer futuramente.

Manutenção preventiva de caminhões é essencial para todos

Mesmo veículos modernos e recém-lançados não devem escapar da manutenção preventiva, sendo essencial que todos sofram avaliações periódicas.

É preciso estar atento aos detalhes e verificar o problema em qualquer indício de ruído, instabilidade, e entre outros problemas que podem ocorrer.

Deixe um comentário